Palavra-cruzada

Aprender
Definitivamente essa é a palavra desse ano, e não digo isso porque estou no terceiro ano, não, digo realmente porque estou tirando esse ano pra re-avaliar, re-desenhar e até testar tudo que aprendi até aqui, afinal, a adolescência é ou não é uma fase de experimentação
Certamente, posso dizer que as coisas caminharam de forma bem estranha até agora, sinteticamente falando meus últimos anos foram de uma inconstancia assutadora, talvez porque eu seja uma cara inconstante, talvez porque simplesmente eu tenho escolhido caminhos sempre diferentes e entrado nas casas com menos flores no jardim.
O mais interessante é que eu nunca tive medo da mudança, muito pelo contrário, sempre fui extremamente interessado pela metamorfose do cotidiano, variabilidade de pensamentos, flexibilidade de opiniões. Pra ser o mais honesto possível, eu sou completamente por essa palavra, "mudança", é uma qualidade apenas dos seres isentos da escolha obrigatória do instinto, aliás, como já dizia o poeta em um poema hoje quase popular, "ser flexível não significa ser fraco ou nao ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem, pelo menos, dois lados".
Em um resumo breve parafrásico, digamos que eu fui testado, mas testei muito, que eu reprovei pra muito gente, e também reprovei outros, eu fui medido, também medi, e muitas vezes fui considerado inapto para o trabalho, assim como muitas vezes tive perdi centelhas de esperança pelas pessoas que eu mais valorizava, isso tudo, é muita coisa. Foi importante pra mim poder olhar como um espectador e analisar as coisas que fiz, de certo, errado, bom e ruim. Já me sinto mas preparado para a vida, menos emotivo, muito mais centrado, menos utópico, muito mais sarcástico, definitivamente menos sociavel, mas ao mesmo tempo, muito mais experiente com as pessoas.
Não quero de forma alguma desapontar ninguém, mas todos passamos por fases e eu acho que posso dizer que estou no final de uma, ou da ausência de uma, me lembro muito bem o quanto tentei nesses anos procurar um lugar ideal para me encaixar, procurar uma identidade, a verdade é que eu não tinha uma, assim como nenhum adolescente que se preze tem, finge que tem, e se não admite, não foi adulto o suficiente para assumir ainda, ou foi adulto demais para não saber o que é adolescência.
No final de mais uma jornada, o que realmente fica são as lições e milhares de estórias que certamente valem a pena serem contadas, minhas história, de gente de verdade, vivida de verdade, muitas vezes com gente que hoje eu já não acho de verdade, mas que fez muita diferença na formação do meu caráter, ou da falta dele.
É muito bom crescer aqui com vocês, poder dividir e ser um pouco ouvido.
Se eu tenho algum conselho para dar até agora é "viva sua vida o máximo possível", uma pessoamuito especial me disse isso em um momento muito especial, e me marcou profundamente pela profundidade da frase, ou seja, não tenha medo de ser mais feliz, não se acostume com o rancor, com o individualismo e com o resto do mundo, se acostumar com isso seria deixar de estranhar, e deixar de estranhar coisas tão superficiais seria um desastre. Falando sério, contando comigo, eu conheço umas três, qutro pessoas que posso dizer que figuram nessa lista, e eu não me considero um membro permanente, mas no caminho certo.

Bom, mais uma vez me despeço, sei que não costumo fazer resumos assim mas, perdoem-me, serve como uma forma de auto-análise bem proveitosa.


Comentários

  1. Eu vi que errei MUITO na escrita, não deu tempo de corrigir, está tarde e tenho sono haha, mas, é a vida.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por perceber quão tumultuosa é a vida a adolescência, todos passamos por muitas mudanças, pra alguns são mais complicadas, mas ouso dizer que só acontecem por melhorar nossa alma, alimenta-la do desejo da mudança e da perspicácia de um jovem. Parabéns, mesmo que tenha errado na "escrita" não faz mal, acredito que isso tudo tenha sido sincero, identificando bem quem você é. Talvez agora já possa dizer qual é a sua identidade !

    ResponderExcluir
  3. Não precisa se desculpar por fazer "resumos assim"; tá tudo ótimo; o texto, as idéias..
    É ótimo pra quem está lendo também.
    Interessante ver o seu amadurecimento. Apesar de tantas dúvidas, você sempre já foi tão adulto.
    Independente da sua conduta social, suas idéias sempre foram totalmente "de tubarão".. e não de sardinha. Sempre sozinho, pensando pra si mesmo; porque pensar em cardume é uma ...

    Uma parte que me deixa desconfortável, é "(...) mais preparado para a vida, menos emotivo (...)";
    pera aí, de que vida estamos falando?
    Essa vida de hipócrita, que é uma .. ?!
    Vida tem que ter emoção. Tem que ter desejo. Se não não é vida, é fingimento.

    Ser seco com aqueles que se precisa, as vezes, ok. Faz parte. Mas não tome isso como "Diploma de adultidão".

    O problema da maior parte dos adultos é que eles se esqueceram completamente de tudo o que sentiram quando novos, e como isso era bom.

    Ter coração de criança é uma benção. (BENÇÃO = Não apelando para o lado religioso; nem no sentido de "dom", se é que você me entende).

    Sempre tento viver minha vida o máximo possível; mas é bom ter lido isso e renovar meus votos.

    Lembre-se: escrevendo aqui, você não ajuda apenas a si mesmo. Então, não precisa agradecer por escutarmo-vos. É um prazer estar sempre aqui.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Floricultura

Chicletes

Loucura modelo